A Azule Energy, em colaboração com os seus parceiros do projecto Novo Consórcio de Gás (NGC), anunciou a conclusão, bem-sucedida, da plataforma de processamento de gás que irá atender a demanda do projecto, através da produção de gás natural a partir dos campos Quiluma e Maboqueiro, offshore Angola.
Concebido pela Saipem em colaboração com a Petromar, sob um contrato avaliado em $900 milhões, trata-se da maior unidade de processamento de gás alguma vez construída em Angola, agora após a sua conclusão nos estaleiros da Petromar em Ambriz, seguirá para montagem na cabeça do poço e posteriormente, iniciar-se às operações de comissionamento.
Este feito representa um passo significativo para o desenvolvimento do primeiro projecto de gás não-associado de Angola, tendo em conta a crescente influência do país no sector energético global. A construção da plataforma destacou ainda o impressionante marco de segurança do projecto, com cerca de 2,5 milhões de horas-homem concluídas sem o registo de um único acidente com perda de tempo (LTI).
O Novo Consórcio de Gás é o primeiro projecto de exploração de gás natural não-associado em águas angolanas. O mesmo contará com uma linha de ligação à fábrica Angola LNG. O projecto avaliado em $2,2 biliões, foi sancionado em Julho de 2022, com previsão de início das operações em 2026.
A Azule Energy é a operadora do projecto com um interesse participativo de (25.6%). Os outros membros do consórcio NCG incluem a petrolífera angolana Sonangol P&P (19.8%), Chevron (31%), TotalEnergies (11.8%) e a Azule Ltd igualmente com (11.8%).