Um relatório do Banco Nacional de Angola indica que no primeiro trimestre deste ano, registou-se 9 218 queixas relativas aos 20 bancos comerciais em actividade no mercado, numa média mensal de 3 072 registos.
Segundo o documento consultado pela Revista Economia e Mercado, o SBA foi o campeão de queixas, com 3 936 ocorrências reportadas. Apesar de contar com uma base de clientes inferior a um milhão, o banco apresentou um volume de registos superior ao de instituições de maior dimensão.
Em segundo lugar posicionou-se o BFA, registando 1 677 notificações. A instituição, que integra a categoria dos bancos sistémicos (com mais de um milhão de clientes), apresenta o pior rácio deste grupo com 48,63 ocorrências por cada 100 mil clientes.
A completar o pódio das instituições com maior número de notificações está o BAI, com 1 196 registos no período analisado.
O relatório do BNA indica que, embora o volume total de participações tenha caído 17,02% face ao trimestre anterior, mantém-se a necessidade de as instituições financeiras melhorarem a qualidade do atendimento e a robustez das plataformas digitais.


