O Fundador e CEO da Gemcorp, Atanas Bostandjiev, foi distinguido com a Medalha da Paz e do Desenvolvimento pelo Presidente da República João Lourenço, no quadro das comemorações do 50.º aniversário da independência de Angola.
“Esta distinção é um profundo reconhecimento da nossa parceria com Angola. Continuaremos a investir com responsabilidade e dedicação, focando na diversificação económica, na criação de empregos, na educação e na saúde, porque acreditamos no potencial e no futuro de Angola”, sublinhou Atanas Bostandjiev no final da cerimónia.
Nascido na Bulgária, Atanas Bostandjiev, é actualmente CEO da Gemcorp Capital LLP. Antes, este gestor búlgaro naturalizado inglês, foi CEO do banco russo VTB Capital (2011/2014), passou também pelos bancos de investimento norte-americanos Goldman Sachs (2008/2010) e Merrill Lynch (2001/2008).
Em Angola, além da Refinaria de Cabinda, a Gemcorp gere o fundo Kassai, que conta com o apoio do Banco Nacional de Angola (BNA) por mais seis anos, a partir de 2024.
A empresa também financia o projecto de abastecimento de água de Quilonga Grande e linhas de transmissão entre Lubango e Baynes, na Namíbia.
Fora de Angola, a Gemcorp lançou o fundo Osprey Renewables Africa em Nairóbi, em Novembro de 2024, para investir em energia renovável, incluindo o megaprojecto eólico Lake Turkana Wind Power, no Quénia.
Na mineração, a empresa negoceia com a Alphamin Resources na República Democrática do Congo para projectos de cobre e cobalto, além de ter concedido um empréstimo de 250 milhões de dólares ao Zimbábue, em 2018, para importar matérias-primas.
A Gemcorp também actua como negociadora de commodities, fechando negócios em açúcar (Nigéria), trigo (Etiópia), fertilizantes e cacau, em parceria com gigantes como a Gunvor. A empresa planeia expandir essa abordagem aos sectores de mineração e petróleo, garantindo participações em troca de financiamento.