O antigo Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, assumiu recentemente a função de Country Manager da AD Ports Group em Angola.
Para si, o novo desafio representa não apenas uma etapa na sua trajectória profissional, mas também uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da logística nacional e para a integração de Angola nos corredores estratégicos do comércio internacional.
“Acredito que este é um momento crucial para impulsionar inovação, eficiência e desenvolvimento sustentável no sector, reforçando o papel de Angola como hub logístico em África”, sustenta.
O gestor diz contar com a colaboração e confiança de todos os parceiros nesta missão de transformar desafios em soluções que criam valor real para o país e para a região.
Com uma trajectória académica e profissional marcada por uma combinação de excelência educacional e vasta experiência no sector de logística e gestão portuária, colaborou com o Comité das Nações Unidas para a Liberalização do Comércio em África, foi Consultor do Banco Mundial para questões logísticas relacionadas com a SADC.
Em 2009, concluiu o bacharelato em Marketing e Gestão de Empresas pela University of South Africa (UNISA). Posteriormente, em 2012, obteve a pós-graduação em Logística pelo Northwest Kent College de Londres, Reino Unido, onde se destacou com distinção de mérito.
Esse reconhecimento valeu-lhe uma meia bolsa para realizar o mestrado, que concluiu em 2015 na Universidade de Middlesex, também em Londres, especializando-se em Gestão e Logística Portuária.
A AD Ports Group é o desenvolvedor e regulador exclusivo de portos e infraestrutura relacionada em Abu Dhabi. Em Janeiro de 2025 iniciou a gestão e o desenvolvimento a longo prazo de um importante terminal multiuso e um negócio de logística associado com parceiros locais angolanos.
Com os parceiros de joint venture angolanos Unicargas e Multiparques, o AD Ports Group iniciou as operações no Terminal de Luanda da Noatum Ports, no maior porto do país. O Porto de Luanda movimenta cerca de 76% dos volumes de contentores e carga geral de Angola, além de fornecer acesso marítimo aos vizinhos sem litoral, República Democrática do Congo e Zâmbia. O
AD Ports Group detém uma participação de 81% no empreendimento do terminal multiuso com a Unicargas e a Multiparques, e uma participação de 90% no empreendimento de logística com a Unicargas.
Ao abrigo de um contrato de concessão de 20 anos com a Autoridade Portuária de Luanda, assinado em abril de 2024, o AD Ports Group comprometeu-se a investir cerca de USD 250 milhões até 2026 para modernizar o terminal e desenvolver a Noatum Unicargas Logistics, a joint venture que fornece serviços integrados de logística, transporte e agenciamento de cargas para clientes locais, regionais e internacionais.