O Fundo Soberano de Angola anunciou esta terça-feira, em Luanda, a entrada no capital do Banco de Desenvolvimento da África Austral (Grupo TDB).
Segundo o FSDEA, este movimento estratégico é parte de uma visão abrangente para diversificar os retornos financeiros do Fundo, além de fomentar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a mudança estrutural na economia nacional.
Um dos principais projectos financiados pelo FSDEA é o AMUFERT, focado na produção de fertilizantes no município do Soyo, província do Zaire.
Este investimento posiciona o FSDEA como um catalisador no financiamento de projectos de grande impacto socio económico, especialmente em sectores cruciais para a diversificação da economia angolana.
Ao se tornar um parceiro no Grupo TDB, o FSDEA reforça o papel de agente promotor do progresso em áreas vitais para o crescimento económico.
O TDB, grupo africano regional de financiamento ao desenvolvimento, tem como missão financiar e promover o comércio, a integração económica regional e o desenvolvimento sustentável.
Com uma base de activos de 10 mil milhões de dólares, o Grupo TDB inclui 25 estados-membros africanos, além de países não regionais e investidores institucionais de África, Europa e Ásia.
O Grupo TDB é composto por várias subsidiárias e unidades estratégicas de negócios, incluindo banca, gestão de activos, fundo de desenvolvimento, seguradora captiva, estatal e a Academia TDB.
Nesta semana, o presidente do Grupo TDB, Admassu Tadesse, está em Angola em visita de trabalho, visando fortalecer as relações de cooperação entre as duas instituições e explorar novas oportunidades de investimento que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Angola.