Com base num conjunto de 35 indicadores, entre os quais o risco de desastres naturais, violência na sociedade e infraestruturas de saúde, a plataforma HelloSafe publicou pela primeira vez o seu índice de segurança de países em todo o mundo, o qual, explica, “não pretende refletir a atratividade de um países como destino turístico, mas sim um índice global de segurança e proteção baseado no maior número possível de critérios objetivos”.
Os resultados deste estudo, “que em muitos casos contradizem as ideias preconcebidas”, deram nisto: 12 dos 15 países mais seguros do mundo para viajar em 2024 estão na Europa, com a Islândia a liderar o ranking (com 18,23 pontos num escala de 100 em que quantos mais pontos o país tem menos seguro é).
Portugal surge na 15.º posição (com 25,1 pontos), atrás do Butão, do Qatar e de Singapura, país que ocupa o 2.º lugar, com a Dinamarca a fechar o pódio dos países mais seguros do mundo.
A França ocupa apenas o 80.º lugar (com 36 pontos), posição que “é explicada, principalmente, pela ameaça terrorista, que ainda é muito presente no país”, sublinha a HelloSafe.
Entre os 15 países menos seguros do mundo, as Filipinas encabeçam a lista com um índice de 82,32 em 100, seguidas da Colômbia (79,21 pontos) e do México (78,42 pontos), “três países com um elevado nível de violência em suas sociedades”, seguindo-se a Índia (77,86 pontos), aponta a HelloSafe, plataforma especializada na comparação de produtos financeiros, oferendo também tópicos relacionados ao consumo global.
Apesar do conflito com a Rússia (75,65 pontos), a Ucrânia (48,42 pontos) surge bastante à frente do país liderado por Putin, que é considerado o quinto país menos seguro do mundo.
Já os Estados Unidos surgem no Índice de Segurança em Viagens da HelloSafe como o 14.º país mais perigoso do mundo (58,86 pontos).
Na América Latina, que é tradicionalmente um destino de viagem exótico para os viajantes da Europa e da América do Norte, o Paraguai, o Uruguai, Trinidad e Tobago e a Bolívia, por exemplo, têm um índice de segurança bastante elevado para os viajantes.
Por outro lado, a Colômbia, o México e a Venezuela estão entre os países mais perigosos da América Latina. “As elevadas taxas de homicídio, a militarização e as pessoas deslocadas internamente são algumas das razões pelas quais esses países ocupam uma posição tão baixa no ranking, apesar do seu inegável potencial turístico”, enfatiza a HelloSafe.