O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) inscreveu, em todo o país, um total de 30.663 candidatos no I ciclo formativo de longa duração, informou na terça-feira o chefe do Serviço Provincial de Luanda.
Miguel da Silva destacou, durante a abertura do II ciclo formativo de 2024, realizada no Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) do Rangel, que há, até o momento, 21.143 formandos matriculados. O evento ocorreu sob o lema “Formação profissional inclusiva, a chave para o desenvolvimento do capital humano”.
No ano passado, foram inscritos 23.032 candidatos, dos quais 10.137 concluíram a formação com êxito. Os ciclos de formação, sob a responsabilidade do INEFOP, têm contribuído para o crescimento da economia e o desenvolvimento do capital humano.
Para este ciclo formativo, estima-se um aumento significativo no número de jovens interessados em frequentar a formação profissional. “A formação profissional tem grande importância, pois promove o aumento da empregabilidade e do autoemprego, essenciais no contexto atual, caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas e sociais”, afirmou.
O vice-governador do setor Político e Social de Luanda mencionou que a aposta na formação técnico-profissional é uma prioridade do Executivo, criada para preparar os jovens para o mercado de trabalho.