Fruto da oscilação do mercado da principal commodity, e dos compromissos com o financiamento externo, o país tem actualmente menos recursos cambiais disponíveis, declarou o Ministro de Estado para a coordenação económica, José Massano durante visita ao município da Matala, na província da Huíla.
José Massano, disse ainda que a solução deste problema, passa por criar capacidade de maior produção, pois o país se encontra muito dependente da importação de alimentos.
“Temos menos recursos cambiais disponíveis. Como sabem, a nossa principal fonte geradora de receitas cambiais, com 95%, tem como proveniência o petróleo, e há queda, além de que devido aos compromissos que o país assumiu com recurso ao financiamento externo, temos momentos em que devemos fazer pagamentos do serviço da dívida, o que coloca pressão a gestão de cambiais”, declarou.
O Ministro ressaltou também, que é notável um maior interesse em torno do sector, e da produção nacional. Porém, é necessário capitalizar e potenciar os produtores de bens essenciais, para que se reduza a importação e se sinta menos necessidade de obtenção de divisas.