Os primeiros derivados de petróleo produzidos na Refinaria de Cabinda chegam ao mercado este ano, de acordo com o cronograma dos parceiros do projecto.
Segundo o Jornal de Economia e Finanças, nesta primeira fase serão produzidos 30 mil barris por dia.
O investimento global realizado nesta Refinaria ascende a 473 milhões de dólares, dos quais 335 milhões resultam de financiamentos internacionais, o que evidencia a credibilidade do país junto de parceiros e mercados globais. Cerca de 138 milhões de dólares são capitais investidos pela Sonangol.
Até então, o projecto já gerou 3.300 postos de trabalho directos e formou 700 quadros nacionais e, quando atingir o pico, o compromisso é de chegar aos 5 mil técnicos qualificados ao longo dos próximos meses até Dezembro.
O empreendimento dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta e integra uma unidade de zero flaring (queima de gás zero), reforçando o compromisso da Sonangol com a sustentabilidade, segurança e as melhores práticas internacionais, para tornar Angola auto-suficiente em derivados de petróleo.
A Sonangol e a Gemcorp são os investidores da Refinaria de Cabinda e operacionalizaram a primeira fase da Refinaria em Setembro do ano passado. A prioridade da produção de derivados de petróleo naquela unidade industrial é o mercado nacional.
O país vai construir até 2027 mais duas refinarias, nomeadamente a do Lobito e do Soyo. Assim, as refinarias do Lobito, Soyo e Cabinda vão garantir que, em breve, o país passe ao estatuto de exportador de derivados de petróleo. Esta é a convicção das autoridades angolanas.
“A nossa grande esperança é de que esta grande refinaria do Lobito, juntamente com essas duas, que consideramos relativamente pequenas, a de Cabinda e do Soyo, vão então trazer a tão almejada auto-suficiência, que é uma produção de produtos refinados”, disse o Chefe de Estado, João Lourenço, na altura da inauguração da Refinaria de Cabinda, tendo lembrado os constrangimentos com a Refinaria do Soyo, mas garantiu que o Governo não iria abdicar do projecto. Reiterou que, neste momento, decorrem acertos com o investidor para serem ultrapassados os constrangimentos existentes.


