A BNS SGOIC, unidade de gestão de activos do Grupo BNS, realizou no dia 11 de Dezembro de 2025, no HCTA em Luanda, o evento oficial de lançamento dos seus dois primeiros fundos de investimento: BNS KITADI KIAME I – Fundo Especial de Investimento em Valores Mobiliários Fechado e BNS TUNDAVALA I – Fundo de Capital de Risco, cada um com capital de Kz 10 mil milhões, sendo que o Fundo de Capital de Risco vai priorizar o investimento em empresas que exercem actividades ao longo da cadeia de valor alimentar, com vista a contribuir para a segurança alimentar dos angolanos e é dirigida exclusivamente à investidores institucionais.
Já o Fundo BNS KITADI KIAME I, dirigido ao público em geral, encontra-se disponível para subscrição entre 5 de Dezembro de 2025 e 5 de Março de 2026, sendo que a maturidade é de 1 ano a contar da data de início de actividades.
As Unidades de Participação têm o valor de Kz 10.000 cada e o valor mínimo de subscrição é de Kz 100.000. A comercialização é realizada pela BNS SCVM, não sendo necessária a abertura de conta custódia, podendo o investimento ser efectuado a partir de qualquer banco em Angola.
A cerimónia contou com a presença de representantes do Mercado de Capitais, incluindo do regulador (CMC), do Governo, parceiros institucionais, investidores e distintas personalidades do sector financeiro. O momento foi marcado por discursos, apresentações técnicas e reflexões sobre o contributo dos fundos de investimento para a dinamização da economia nacional — reforçando o compromisso da BNS com o desenvolvimento económico e a inovação financeira conforme dito pelo seu PCA, o Dr. Inocêncio das Neves, que partilhou com os presentes, o objectivo da BNS, que assenta na oferta de produtos financeiros alternativos e que visam dar resposta ao gap de financiamento existente entre as empresas e o sector financeiro.


