A The Banker, prestigiada publicação bancária do Financial Times, distinguiu o Standard Bank de Angola (SBA) como Banco do Ano em Angola 2025.
O banco sistémico, que obteve este prémio em 2017, 2019, 2020 e 2023, volta agora a ser distinguido em 2025, marcando a quinta vez em nove anos. Com mais de 250 participantes de 127 países, a cerimónia de entrega de prémios teve lugar em Londres, no dia 3 de Dezembro, e contou com a presença do Conselho de Administração do SBA.
“Num ano em que celebramos, com grande orgulho, 15 anos de actividade comercial em Angola, obter a quinta distinção como Banco do Ano é o reflexo do trabalho árduo, da dedicação e da visão estratégica de toda a equipa do SBA, que, diariamente, se empenha em fornecer soluções financeiras inovadoras e sustentáveis para o mercado angolano.
O reconhecimento da revista The Banker reforça a nossa posição como um actor chave no sector bancário angolano e reafirma o nosso compromisso em promover o crescimento e desenvolvimento do País”, declara Luís Teles, CEO do SBA.
Os prémios Banco do Ano, da revista The Banker, celebram as principais instituições financeiras do mundo, reconhecendo capacidades excepcionais em múltiplos sectores bancários. Os vencedores são seleccionados com base no desempenho financeiro, iniciativas estratégicas, inovação tecnológica, programas de sustentabilidade e qualidade do serviço prestado, tanto a clientes particulares como empresariais.
O SBA é detido maioritariamente pelo maior grupo financeiro em activos do continente africano, o Grupo Standard Bank, que foi amplamente reconhecido na cerimónia realizada em Londres, ao receber um total de 26 distinções, destacando-se nos 14 mercados onde opera.
Lungisa Fuzile, Administrador Executivo para as Regiões Africanas e Offshore do Grupo Standard Bank, destaca que “estes prémios são uma prova do compromisso inabalável do Standard Bank em impulsionar o crescimento de África. Destacam o foco estratégico do grupo em fornecer soluções financeiras abrangentes e integradas que capacitem indivíduos, empresas e comunidades em todo o continente”.
O CEO do SBA, Luís Teles, conclui realçando a missão do Banco: “África é a nossa casa, e nós impulsionamos o seu crescimento”.


