De 27 a 29 de Agosto de 2025, Luanda será novamente palco do Angola Economic Forum (AEF2025), uma iniciativa da Kwanza Economics em parceria com a PetroAngola, que vai decorrer sob o lema “Celebramos a História, impulsionamos o Futuro da Economia”.
Reconhecido como uma das mais relevantes plataformas de reflexão estratégica do país, o evento vai reunir decisores políticos, empresários, académicos, representantes da sociedade civil e parceiros internacionais para debater os principais desafios e oportunidades que moldam o futuro económico de Angola.
Um dos destaques da programação será o painel intitulado “50 anos da indústria petrolífera pós-independência: bênção ou maldição?”, que propõe uma análise crítica e aprofundada sobre os impactos do petróleo no desenvolvimento de Angola desde 1975.
A sessão pretende explorar em que medida a riqueza petrolífera contribuiu para o desenvolvimento económico e social do país, identificar oportunidades perdidas ao longo das últimas cinco décadas e reflectir sobre as principais lições a extrair.
O painel contará com especialistas do sector energético, ex-responsáveis governamentais, representantes de organizações multilaterais, vozes emergentes da sociedade civil, promovendo uma discussão franca, construtiva e orientada para soluções prácticas e inclusivas.
Entre os principais oradores confirmados estão Albina Assis, Ex-Ministra dos Petróleos, António Mangueira, Ex-Director Geral Adjunto da Sonangol, Carlos Amaral, Fundador da ACREP, Jorge Abreu, Ex-Director Geral Adjunto da TotalEnergies Angola.
O painel também contará com executivos da ANPG e da Sonangol, sendo que a moderação estará a cargo do Eng.º Patrício Quingongo, CEO da PetroAngola. Espera-se um debate enriquecedor com análises profundas e propostas concretas para o futuro económico de Angola.
Durante os 03 dias de evento, serão abordados temas relacionados a evolução da economia angolana ao longo dos 50 anos de independência nacional, ao passo que serão ainda discutidos os caminhos a traçar para um futuro económico pleno.
Nesta edição serão partilhados feedbacks valiosos de especialistas sobre as realizações económicas e oportunidades do sector para o futuro próspero. Além disso, o AEF2025 contará com eventos paralelos, incluindo uma plataforma de Business-Matching, formações e workshops.
O Angola Economic Forum foi criado como o principal evento económico do país, tornando-se numa plataforma-chave e única para o diálogo entre os sectores público e privado, avaliado de forma abrangente por especialistas, e que busca desenvolver e potencializar as oportunidades de negócio, desenvolvimento e investimentos no âmbito económico.