O Vice-governador para os Sectores Político, Social e Económico do Moxico Leste, Pedro Camilo Sapula, participou no Fórum de Investimentos em Riade, capital do Reino da Arábia Saudita, com o objectivo de buscar parcerias e financiamento para o desenvolvimento socioeconómico da nova província.
O dirigente integrou a delegação angolana da Câmara de Comércio e Indústria Angola–Arábia Saudita, que, ao longo de cinco dias, manteve encontros com várias entidades sauditas, incluindo empresas de referência nos sectores da agricultura, pecuária e mineração
A delegação reuniu-se ainda com o Fundo Saudita de Desenvolvimento Industrial e o Saudi EXIM Bank, com quem abordou potenciais linhas de financiamento para projectos estruturantes no Moxico Leste.
Pedro Sapula considerou a participação no fórum como “uma experiência extremamente positiva”, tendo sublinhado que a iniciativa serviu para dar visibilidade ao potencial económico da província, atrair investidores e estabelecer parcerias estratégicas capazes de impulsionar a criação de emprego, sobretudo para os jovens, e melhorar as condições de vida das populações locais.
“Foi uma oportunidade ímpar para mostrar o que o Moxico Leste tem para oferecer e captar apoios concretos para acelerar o seu desenvolvimento”, afirmou o Vice-governador.
A Arábia Saudita, maior economia do Médio Oriente, está em plena fase de diversificação económica, apostando em infra-estruturas, tecnologia, serviços e agricultura, numa estratégia que visa reduzir a dependência dos hidrocarbonetos.


