A Pumangol, uma das principais empresas de fornecimento de combustíveis em Angola, registou um crescimento de 9% nas vendas de retalho no terceiro trimestre de 2024, alcançando um volume total de 182.678 toneladas métricas (TM).
O desempenho foi impulsionado, sobretudo, pelas vendas de gasóleo, que somaram 99.135 TM –um aumento de 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as vendas de gasolina cresceram 7%, atingindo 83.542 TM.
No sector industrial, as vendas de combustível a granel subiram 13%, totalizando 83.317 TM, enquanto no segmento de aviação, as vendas de Jet-A1 cresceram 26%, resultando em um volume de negócios de 9,1 mil milhões de Kwanzas.
Segundo um comunicado enviado à Líder Magazine, este crescimento sólido reflete o forte desempenho tanto nos segmentos de B2B (business to business) quanto de B2C (business to consumer), reafirmando o compromisso da Pumangol com a excelência e a inovação no atendimento ao mercado angolano.
No B2C, a empresa implementou um sistema pioneiro de pagamento via código QR nos postos de abastecimento, proporcionando uma experiência de compra mais prática e ágil, com redução no tempo de espera e eliminação da necessidade de trocos.
A Pumangol segue alinhada com as práticas de sustentabilidade e inovação. Um exemplo é o investimento em energia renovável, com a instalação de painéis solares em novos postos, como o recém-inaugurado PA Weya, que opera com 50% de energia proveniente de fontes solares.
A empresa reforçou ainda o compromisso com a responsabilidade social, desenvolvendo iniciativas alinhadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Durante este trimestre, destacaram-se diversas acções em prol das comunidades, como campanhas de sensibilização para a segurança rodoviária, acções de limpeza em áreas costeiras, palestras sobre saúde e bem-estar e doação de tambores para projectos de reciclagem.
“Os resultados deste trimestre reafirmam a capacidade da Pumangol de crescer de forma sustentável no mercado downstream de Angola. Com um aumento de 9% nas vendas de retalho no B2C, impulsionado pela procura de gasóleo e gasolina, estamos a estreitar a nossa ligação com os clientes e a fortalecer o nosso compromisso de criar uma energia de confiança para o dia-a-dia dos angolanos. Mais do que resultados financeiros, estamos empenhados em deixar um impacto positivo nas comunidades onde actuamos, sustentando um pilar para o desenvolvimento do nosso país,” afirmou Ivanilson Machado,
Director Geral da Pumangol.
A Pumangol é uma empresa angolana, detida 100% pela Sonangol,focada no sector downstream, com operações de armazenamento e comercialização de combustíveis, lubrificantes, betume e emulsões betuminosas em Angola. Com três terminais de combustíveis e quatro terminais de aviação, a Pumangol emprega mais de 500 pessoas directamente e cerca de 1.900 indirectamente, comprometendose com o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde opera.