A TAAG – Linhas Aéreas de Angola pretende lançar, até 2026, uma rota directa entre Luanda e Houston, nos Estados Unidos, com o objectivo de atender à crescente demanda da indústria de petróleo e gás.
O cronograma foi anunciado pelo PCA da companhia, António dos Santos Domingos, que revelou que o Governo angolano trabalha em conjunto com as autoridades norte-americanas para assegurar as aprovações necessárias.
Segundo Domingos, a operação está condicionada ao reforço da frota da companhia e ao cumprimento de exigências regulatórias. O plano é parte da estratégia de expansão da TAAG, que também espera aumentar o número de passageiros transportados, passando de 2,3 milhões em 2023 para 2,5 milhões em 2024 e atingindo 5 milhões até 2027.
A TAAG, actualmente com 13 destinos domésticos e 11 internacionais, desempenha um papel de destaque no transporte de passageiros e carga em Angola. Desde este ano, a companhia opera o transporte de carga a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), que foi inaugurado em Novembro de 2023 e tem capacidade para 15 milhões de passageiros anuais.
O novo aeroporto, a maior infraestrutura de aviação do país, já iniciou voos domésticos e aguarda certificação internacional para expandir as operações para rotas internacionais. Recentemente, a TAAG transferiu gradualmente algumas operações para o AIAAN, começando pela rota doméstica Luanda-Cabinda-Luanda.
Durante a 56.ª Assembleia Geral da Associação das Companhias Aéreas Africanas (AFRAA), realizada no Cairo, Egipto, a TAAG assumiu a presidência da organização para 2025, reforçando o seu papel no sector de aviação africano.