A TAAG projecta encerrar o próximo ano com uma frota de 25 aeronaves, com perspetiva de expansão para 50 aviões até 2030, combinando aeronaves de fuselagem estreita e larga.
A informação foi avançada por Miguel Carneiro, ainda nas vestes de Administrador Comercial da companhia, em entrevista à revista African Pilot, à margem da 57.ª Assembleia Geral Anual da Associação Africana de Companhias Aéreas (AFRAA), realizada em Luanda.
Segundo o recém indicado CEO da TAAG, a companhia aérea de bandeira mantém negociações activas com a Boeing para responder às futuras necessidades de aeronaves de fuselagem larga, alinhadas com a estratégia de crescimento da companhia e a expansão da sua rede de longo curso.
Actualmente, os Boeing 787 Dreamliner já operam quatro voos semanais na rota Luanda–Guarulhos, no Brasil, com potencial para evoluir para serviço diário. Estas aeronaves deverão também substituir, em breve, os Boeing 777 nas ligações entre Luanda e Lisboa. Paralelamente, estão em curso estudos para a abertura de novas rotas intercontinentais, incluindo Londres e Paris, bem como a conversão da rota para o Porto, actualmente sazonal, em serviço regular a partir de 2026.
A renovação da frota constitui um dos principais pilares estratégicos da TAAG, processo iniciado durante o período da pandemia da COVID-19. No âmbito deste programa, a companhia adquiriu quatro Boeing 787-8 usados e encomendou 15 aeronaves Airbus A220 através de empresas de leasing.
O processo de entrega dos Airbus A220 encontra-se em andamento, estando prevista para breve a chegada da quarta unidade. Os quatro Boeing 787 já integram a frota operacional da TAAG, garantindo maior eficiência em voos de longo curso e sustentando as ambições intercontinentais da transportadora aérea nacional.


