A Anda uma Startup angolana fundada por Sérgio Tati, ex-funcionário do Grupo Goldman Sachs, e pelo seu pai, Jorg Nurhmann, ex-CEO da unidade angolana da Mercedes-Benz, foi recentemente destacada pela 𝗕𝗹𝗼𝗼𝗺𝗯𝗲𝗿𝗴, empresa global de tecnologia e dados para o mercado financeiro, com sede em Nova Iorque, nos EUA , como uma das 25 Startups Africanas a Observar em 2025.
Segundo a Bloomberg, essas empresas voltadas para soluções, estão focadas em enfrentar desafios regionais, incluindo assistência médica, armazenamento de alimentos e serviços bancários.
A lista inaugural de startups africanas da Bloomberg destaca empresas que desenvolvem soluções inovadoras para os muitos desafios do continente. Destaca que investidores fugiram de África no ano passado, com o pico das taxas de juros nos países desenvolvidos, o que levou a uma queda de 22% no financiamento.
Enquanto isso, a guerra tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump , abalou os mercados e provavelmente impedirá que empresas de capital de risco se concentrem na região, mas isso não prejudicou os planos de expansão de startups locais, incluindo aquelas apoiadas pela Fundação Gates e pelo cofundador do Alibaba Group Holdings Ltd. , Joe Tsai .
Mais de 2.000 inscrições enviadas do Senegal à Etiópia, e do Marrocos à África do Sul, revelaram iniciativas inovadoras: uma empresa que fabrica geladeiras que podem operar sem eletricidade, um dispositivo que testa a qualidade do solo para melhorar o plantio, um robô que economiza energia e uma empresa que usa grandes modelos de linguagem para levar assistência médica a falantes de outros idiomas na África Oriental.
A Anda conta com um financiamento de um family office de França e com a Asia Paper Markets como investidora estratégica.
O serviço de motoboys também oferece financiamento aos seus motoristas. Isso ajuda os prestadores de serviços a criar activos e riqueza.