O Standard Bank de Angola (SBA) obteve aprovação formal para a abertura de contas correspondentes em Dólar Norte-Americano (USD) e Euro (EUR) com o banco norte-americano J.P. Morgan, marcando um passo decisivo na reintegração de Angola no sistema financeiro global.
A aprovação, concedida pelo Comité Interno Global do J.P. Morgan, torna o Standard Bank de Angola o primeiro banco angolano a receber esta autorização, assinalando o restabelecimento oficial da presença de bancos norte-americanos no sistema financeiro nacional.
Segundo Luís Teles, CEO do Standard Bank Angola, “esta conquista representa muito mais do que a abertura de contas correspondentes marca a reintegração de Angola no sistema financeiro global, reafirmando o papel do Standard Bank na promoção do crescimento económico do país”.
O processo, iniciado em 2023, envolveu uma análise rigorosa de Due Diligence, liderada pela equipa de Compliance do SBA e apoiada pela área de Instituições Financeiras do Grupo Standard Bank, com o objectivo de reabrir uma relação directa de correspondência com bancos norte-americanos. A aprovação formal foi obtida em Junho de 2025, e o processo concluído em Outubro.
Segundo uma nota partilhada com a Lidermagazine ,a parceria com o J.P. Morgan, o maior banco do mundo, simboliza uma colaboração estratégica e de confiança entre as duas instituições. Para Luís Teles, “esta parceria transcende fronteiras, reflectindo o espírito de colaboração, confiança e inovação que define ambas as organizações.
A reentrada do J.P. Morgan no mercado angolano demonstra o potencial de África e o compromisso em promover o seu crescimento”.
O CEO do Standard Bank Angola sublinha ainda que “este marco é fruto do trabalho e dedicação de uma equipa comprometida com o desenvolvimento e crescimento do país, representando um passo significativo para desbloquear a capacidade do banco de servir melhor os seus clientes”.


