A Sonangol, petrolífera estatal, veio a público desmentir uma notícia falsa que circula nas redes sociais. Segundo os rumores, o presidente da Sonangol, Gaspar Martins, teria anunciado a criação de um fundo de investimento destinado a vários sectores de actividade, convidando os interessados a aderirem mediante pagamento para obter grandes lucros.
Na nota, a Sonangol explica que “os autores dessa informação enganosa, com claras intenções maliciosas, têm procurado apoderar-se de dados pessoais dos cidadãos, como referências bancárias, para uso indevido. Para dar credibilidade à fraude, a notícia falsa foi divulgada em diferentes formatos, incluindo um layout forjado do Jornal de Angola”.
A Sonangol reafirma que não anunciou a criação de qualquer fundo de investimento. Todas as notícias a este respeito são completamente falsas. A empresa acrescenta que esta acção condenável deve ser tratada pelas autoridades policiais, uma vez que visa confundir e prejudicar o processo das Obrigações Sonangol 2023-2028, cujo sucesso e transparência são evidentes.