Shannon Nagy Cazeau assumiu no passado dia 02 de Outubro, o cargo de Chefe de Missão Diplomática dos EUA, em Angola.
Diplomata sénior de carreira, Cazeau será responsável pela Embaixada dos Estados Unidos em Angola e em São Tomé e Príncipe.
A diplomata traz consigo uma vasta experiência adquirida em várias regiões de África e do mundo.
Cazeau possui vasta experiência diplomática em África, incluindo funções como Vice-Chefe de Missão no Burkina Faso, Conselheira Política e Económica em Adis Abeba, Etiópia, e em Conacri, Guiné, bem como Oficial de Serviços Gerais em Cotonou, Benim.
Também exerceu funções como Directora de Análise para África no Gabinete de Inteligência e Investigação do Departamento de Estado, e como Conselheira Sénior de Política Externa do Director da Direcção de Estratégia, Programas e Planos no Comando dos Estados Unidos para África. As suas anteriores colocações incluem ainda as Filipinas e Washington D.C.
Cazeau é titular de um Mestrado em Assuntos Públicos e Internacionais pela Universidade de Pittsburgh e de uma licenciatura em Ciência Política pela Universidade do Alasca, em Fairbanks. Fala português e francês, tendo estudado russo e alemão. É casada e tem dois filhos.
Desde que Tulinabo Mushingi, reformou-se em 2024, a embaixada americana tem sido dirigida por embaixadores interinos. Até aqui, já passaram pela missão, James Story que actuou como Encarregado de Negócios interino após a saída de Tulinabo Mushingi, em outubro de 2024 e ainda Noah Zaring.
Abigail L. Dressed, a embaixadora indigitada pelo então Presidente Joe Biden, há cerca de três anos, assumiu a chefia da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique a 11 de Agosto de 2025, enquanto a sua nomeação aguarda confirmação pelo Senado americano.


