O edifício-sede do Banco de Poupança e Crédito (BPC) volta a estar disponível para o público a partir da próxima sexta-feira, data marcada para a reinauguração, depois de alguns anos fechado para obras de restauro.
O edifício, de mais de 20 andares, foi construído/inaugurado pela primeira vez a 28 de Janeiro de 1967, tendo sido no início sede do BCA (Banco Comercial de Angola), que só passou a BPC já na década de 90.
Antes, a 11 de Novembro de 1975, o banco foi rebaptizado com o nome de Banco Popular de Angola (BPA).
Já foi até bem pouco tempo o edifício mais alto de Luanda e da zona baixa, mas, actualmente, convive com outro imponente prédio, ligeiramente mais alto e em construção bem ao seu lado.
O Banco de Poupança e Crédito tem na carteira de accionistas o Estado, através do Ministério das Finanças (75 por cento), o Instituto Nacional de Segurança Social – INSS (15 por cento) e a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (10 por cento).
No primeiro trimestre do presente ano, o BPC teve resultados positivos de 15 mil milhões de kwanzas (pouco mais de 18 milhões de dólares norte-americanos. Ainda ao longo do período em causa, a carteira de crédito a clientes, que representa 18 por cento do activo, saiu de 166 mil milhões de kwanzas para 359 mil milhões, segunda avança a Angop.