Um contrato de concessão para uso privativo das instalações da Central de Produtos Betuminosos e de Armazenamento de Gasóleo e Fuel-Oil foi rubricado sexta-feira entre o Porto do Lobito e a empresa Angobetume.
O acordo, com duração de 15 anos, está enquadrado na estratégia da Empresa Portuária do Lobito em atrair investimentos e diversificar operações, a fim de consolidar o corredor logístico como uma das principais plataformas para o escoamento de produtos energéticos em Angola e na África Austral.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou a assinatura do acordo um marco histórico para os próximos 15 anos e prometeu continuar a trabalhar na consolidação desta parceria, e garantir uma gestão eficiente das instalações.
Celso Rosas garantiu que o Porto do Lobito vai continuar a ser um facilitador e promotor de negócios que se pretendem concretizar num futuro próximo.
O PCA avançou que com este acordo se criaram os pressupostos legais para fortalecer a colaboração entre as duas instituições, para promover desenvolvimento empresarial e contribuir no crescimento do país.
Reforçou que a rubrica representa um passo decisivo no reforço da cadeia logística e na consolidação do Porto do Lobito como plataforma estratégica para o sector Energético.
Alinhamento das partes
Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva (CEO) da Angobetume, Ivanilson Machado, manifestou a sua satisfação pela celebração do acordo com o Porto do Lobito, que considerou uma instituição que sempre transmitiu credibilidade.
“Acreditamos no potencial do Porto do Lobito e estamos confiantes de que manteremos uma parceria sólida e bem-sucedida ao longo dos próximos anos”, expressou.
Ivanilson Machado ressaltou que o contrato em referência reflecte o compromisso da Angobetume com Angola e demonstra a a sua aposta no projecto existente nesta região, com particular destaque para o Corredor do Lobito. O responsável agradeceu à Administração do Porto do Lobito pela confiança e espera que a parceria dure por muitos anos.
O acto de assinatura, que decorreu nas instalações do Porto do Lobito, foi dirigido pelo presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, e contou com a participação de Ivanilson Machado, presidente da Comissão Executiva (CEO) da Angobetume, e Nuno Santos, vogal da Comissão Executiva e Chief Operating Officer (COO), que rubricaram o documento em representação da empresa.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Comissão Executiva (CEO) da da Angobetume, o vogal da Comissão Executiva e COO, Nuno Santos, o director de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Amílcar Costa, o director de Marketing e Comunicação, Bruno Magalhães, e a directora Financeira, Ânia Martins.
Pela Empresa Portuária do Lobito, estiveram o presidente do Conselho de Administração, os administradores executivos e diversos directores.
Fonte: Jornal de Angola