O Porto do Lobito passou a utilizar o Sistema ASY5, uma plataforma de última geração que visa modernizar e digitalizar os processos aduaneiros em Angola, permitindo a tramitação integral electrónica das operações, a redução da burocracia, o reforço da transparência e a aceleração do despacho de mercadorias, factores considerados determinantes para o aumento da eficiência logística e da competitividade do comércio externo.
Desenvolvido em conformidade com as recomendações da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Nações Unidas.
O Sistema ASY5 assegura o alinhamento do país com os mais elevados padrões internacionais em matéria de administração aduaneira e facilitação do comércio.
A implementação da plataforma foi apresentada oficialmente na terça-feira, 6 de Janeiro, na cidade do Lobito, durante uma conferência de imprensa.
Na ocasião, a coordenadora do Comité de Gestão do Projecto ASY5, Cynthia Ratle, destacou o alcance estratégico da iniciativa para a modernização da administração aduaneira nacional e para a melhoria do ambiente de negócios.


