Obras do Metro de Superfície de Luanda Começam em 2025

As obras de construção do Metro de Superfície de Luanda (MSL) começarão em 2025, abrangendo um traçado inicial de 60 quilómetros, de acordo com o programa de melhoria da mobilidade aprovado por Decreto Presidencial.

Segundo a Lusa, o Programa para a Melhoria da Mobilidade Urbana de Luanda (PRO-MMUL), aprovado em Decreto Presidencial em 1 de agosto, estabelece projetos imediatos para 2024 e outros para 2025.

O programa será implementado em duas fases: “projetos maduros”, com condições de início imediato em 2024, e projetos que ainda necessitam de estudos adicionais e condições de financiamento, previstos para 2025.

Para 2025, o PRO-MMUL prevê a empreitada, fornecimento de equipamentos, sinalização e fiscalização do MSL. Esta infraestrutura, que compreende um total de 149 quilómetros, está estimada em 1,9 mil milhões de dólares.

A construção do MSL, cuja primeira fase abrange 60 quilómetros no traçado Fidel Castro/Zona Verde/Sequele/Ramal ZEE/Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, terá início no próximo ano, com os projetos de engenharia sendo desenvolvidos em 2024.

Entre os projetos de início imediato estão a vedação de 45 quilómetros do troço ferroviário Bungo – Aeroporto Internacional, o desenvolvimento do sistema de transporte urbano de autocarros para o troço Estalagem/Kilamba/KK5000 e a construção de cinco passagens superiores, já com financiamento disponível do Standard Chartered Bank.

O PRO-MMUL reconhece que Luanda enfrenta graves problemas de mobilidade, principalmente devido ao crescimento demográfico elevado, o que tem impactado fortemente no desenvolvimento econômico e social da população residente, que ultrapassa os 10 milhões de habitantes. Este programa projeta ações a serem desenvolvidas até 2030.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin