O Governo angolano está a construir uma nova estrada de 20 quilómetros, a Segunda Circular A3, para ligar o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) à Centralidade do Zango 8000.
O projecto, previsto para conclusão em Junho de 2025, inclui duas vias de trânsito em cada sentido, oferecendo uma alternativa à Estrada Nacional 230 e facilitando o acesso rápido e seguro ao aeroporto, bem como a mobilidade em toda a extensão do Zango até Calumbo.
Durante uma visita ao local, o Presidente João Lourenço, que inspecionou o andamento das obras, recebeu um relatório sobre o progresso do projecto. A engenheira Rosária da Nóbrega, do Instituto de Estradas de Angola (INEA), explicou que a nova estrada também visa aliviar o tráfego entre o Zango e a Estrada Nacional 230 e será conectada, futuramente, à Estrada Nacional 100.
A Primeira Circular é a Avenida Fidel Castro Ruz, enquanto a Segunda Circular atualmente em construção visa otimizar o fluxo de trânsito na região.
As obras, iniciadas em Junho de 2024, estão com 10% da sua execução física concluída, segundo informações da construtora Omatapalo. Com a finalização da A3, o novo percurso deverá contribuir para a integração entre diferentes áreas de Luanda e melhorar significativamente a circulação na capital angolana.