A nova embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, iniciou esta semana funções após entregar as cartas figuradas ao ministro-adjunto Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei.
Segundo comunicado ministerial, o encontro da nova embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária no Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, serviu para reforçar os laços bilaterais e reiterar o compromisso dos dois países em aprofundar a cooperação.
Durante a visita, foi destacada a importância da visita do Presidente João Lourenço à China, em março de 2024, considerada um marco nas relações diplomáticas, adiantou a mesma fonte.
A embaixadora também se reuniu com Zhao Bing, Diretor Adjunto para África, com quem abordou o estado dos projectos financiados por instituições chinesas e a cooperação no âmbito do FOCAC.
Dalva Ringote Allen está agora oficialmente habilitada a exercer as suas funções, aguardando a apresentação das Cartas Credenciais ao Presidente Xi Jinping.
A diplomata já desempenhou diversos cargos de destaque em Angola e é fluente em inglês, francês, italiano e espanhol.
Natural do Lobito, na província de Benguela, a nova Embaixadora de Angola na China, é Mestrando em Administração e Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), Mestrando em Finanças pela Colorado State University, Estados Unidos da América (EUA) 2017 e tem uma Licenciatura em Administração Pública pela Colorado State University, EUA.
Em 2006 concluiu o Bacharelato em Economia pelo Essex Country College, New Jersey, EUA 1993 e o Ensino pré-universitário pelo PUNIV do Lobito.