A Nigéria e a Guiné Equatorial assinaram um acordo para construir e operar um gasoduto de 200 quilómetros entre os dois países, anunciou quinta-feira o porta-voz presidencial da Nigéria, Ajuri Ngelale.
O Gasoduto do Golfo da Guiné, como é denominado, envolve um investimento de US$ 2,5 bilhões e transferirá gás da Nigéria para a Guiné Equatorial em apoio à instalação de GNL desta última em Punta Europa.
O presidente nigeriano Bola Tinubu e o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, assinaram o acordo durante a visita de três dias do presidente nigeriano à Guiné Equatorial.
O acordo abrange as medidas legislativas para o estabelecimento e operação do gasoduto, o trânsito de gás natural, a propriedade do gasoduto e os princípios gerais.
Antonio Oburu Ondo, Ministro de Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial, afirmou: “Este acordo marca um marco significativo na iniciativa GMH [mega hub de gás] da Guiné Equatorial, reforçando a nossa posição como líder regional em monetização de gás. Ao fazer parceria com a Nigéria no gasoduto do Golfo da Guiné, não estamos apenas a fortalecer a cooperação bilateral, mas também a colaboração regional para garantir um fornecimento seguro e confiável de gás para as nossas instalações de GNL em Punta Europa nos próximos anos. Este projecto desbloqueará um imenso valor económico para ambas as nações, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a segurança energética em toda a região.”