A Nestlé anunciou a recolha de alguns lotes de produtos de nutrição infantil, incluindo as fórmulas SMA, BEBA e NAN, sobretudo na Europa, devido a uma possível contaminação com cereulida, uma toxina que pode causar náuseas e vómitos.
Não há, até ao momento, registo de doenças associadas aos produtos recolhidos. A recolha, iniciada de forma limitada em dezembro, foi desencadeada após a detecção de um problema de qualidade num ingrediente fornecido por um dos seus principais fornecedores.
A empresa testou todo o óleo de ácido araquidónico e misturas associadas usadas na produção dos produtos potencialmente afectados, activou fornecedores alternativos e está a reforçar a produção e a distribuição de produtos não afectados para manter o abastecimento.
Os lotes abrangidos foram vendidos em vários países europeus, bem como na Turquia e na Argentina. A cereulida, produzida por algumas estirpes da bactéria Bacillus cereus, não é destruída por cozedura ou pela preparação do leite com água a ferver, segundo a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido, que alerta para sintomas rápidos como vómitos e cólicas abdominais.
De acordo com a Reuters, este é o maior recall de produtos da história do grupo, com pelo menos 25 países afectados até o momento, envolvendo mais de 800 produtos de mais de 10 fábricas, números que a Nestlé ainda não confirmou.


