A Namíbia foi reconhecida como o destino turístico mais autêntico e exigente da África pelo Conselho Africano de Turismo (ATB), reflectindo o crescente apelo do país entre os viajantes internacionais que buscam experiências imersivas e focadas na conservação.
Segundo a ATB, a eleição foi influenciada pelo crescente interesse de mercados como a Alemanha e os Estados Unidos, onde os turistas priorizam cada vez mais viagens responsáveis e focadas em experiências em vez do turismo de massa.
O conselho destacou o “espaço como o novo luxo” na Namíbia, combinando vastas paisagens de baixa densidade com segurança e infraestrutura robusta.
“Os viajantes em 2025 não procuram mais experiências em meio a multidões; eles buscam espaço, silêncio e escala ”, observou a ATB. “A Namíbia, com a sua autenticidade sem concessões, prova que ser exigente com os visitantes é exatamente o que a torna tão gratificante.”
O modelo de turismo sustentável do país é um factor chave para o seu o sucesso. A Namíbia enfatiza a protecção ambiental, o benefício para a comunidade e o turismo de alto valor e baixo impacto.
Mais de 40% do seu território está sob gestão de conservação, um legado de ser a primeira nação africana a consagrar a protecção ambiental na sua constituição.
Com as suas vastas distâncias e intermináveis estradas de terra, a Namíbia é melhor explorada por meio de viagens de carro, que exigem habilidades de navegação, conhecimento de mecânica e autossuficiência.


