Anteriormente, cidadãos americanos podiam visitar a Namíbia para turismo ou viagens curtas de negócios de menos de 90 dias sem visto.
Numa mudança significativa nas regulamentações de viagens, cidadãos americanos que viajam para a Namíbia em breve precisarão de vistos para entrar naquele país vizinho de Angola para fins turísticos.
A Embaixada dos Estados Unidos na Namíbia divulgou a declaração oficial na noite de terça-feira, confirmando que a nova política entrará em vigor a partir de 1 de abril de 2025.
“ A partir de 1º de abril de 2025, o Governo da Namíbia exigirá que turistas cidadãos dos EUA obtenham um visto antes de entrar no país. Os visitantes são recomendados a solicitar o seu visto antes da viagem planeada por meio do portal de visto on-line da Namíbia na chegada”, declarou a embaixada via X.
O anúncio marca uma mudança em relação ao acordo anterior, que permitia que portadores de passaporte americano visitassem a Namíbia para turismo ou reuniões informais de negócios por até 90 dias sem visto.
A decisão está alinhada com um anúncio feito em maio passado que revelou a intenção da Namíbia de introduzir requisitos de visto para países que não retribuem viagens sem visto para cidadãos namibianos.
Conforme descrito na declaração, “Esta decisão estratégica, que visa promover relações diplomáticas justas e equilibradas, afectará um total de 31 países”.
A lista incluía várias nações ocidentais, entre elas os Estados Unidos e o Reino Unido.
A Namíbia recebeu mais de 800.000 turistas internacionais em 2023, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Turismo da Namíbia.
Medida soberana,precisamos crescer e não deixar os entimidar
Medidas como essa são necessárias para o bem do continente