A Etiópia está a construir um novo e colossal aeroporto, com o objectivo de se tornar o maior da África e um dos mais movimentados do mundo.
O projecto, estimado em cerca de 5 mil milhões de dólares e apelidado de “Mega Airport City”, será localizado perto de Bishoftu, no centro da Etiópia, a aproximadamente 40 quilómetros da capital, Addis Abeba.
Este novo aeroporto terá a capacidade de receber até 110 milhões de passageiros por ano e 270 aeronaves, consolidando assim a posição da Etiópia como um importante centro de aviação em África.
O projecto, liderado pela Ethiopian Airlines em parceria com a Dar Al-Handasah, inclui um terminal de última geração e quatro pistas. A previsão é que a construção esteja concluída em 2029.
Actualmente, o Aeroporto Internacional de Bole, em Addis Abeba, é um dos mais altos do mundo, situado a 2.334 metros acima do nível do mar. As novas instalações do “Mega Airport City” visam reduzir o congestionamento no Aeroporto de Bole e apoiar o crescente papel da Etiópia na aviação global.
O projecto faz parte de planos mais amplos para impulsionar a economia etíope e posicionar o país como um centro de transporte aéreo em África. O novo aeroporto também ajudará a atrair mais empresas e turistas internacionais, rivalizando com grandes centros globais como Dubai e Heathrow assim que entrar em operação.