O Governo lançou, esta terça-feira (16), em Luanda, a plataforma digital “Conecta Angola”, uma iniciativa destinada a reforçar a expansão da rede de internet nas zonas recônditas do país, através do acesso directo aos serviços do satélite ANGOSAT-2.
A plataforma foi apresentada pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), durante a inauguração do Hub instalado no Centro de Controlo e Missão de Satélite (MCC), localizado na Funda.
A iniciativa permite que empresas do sector das telecomunicações, tecnologia de informação, startups e pequenas e médias empresas prestadoras de serviços tecnológicos passem a aceder, de forma directa, aos serviços do ANGOSAT-2.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do GGPEN, Zolana João, o lançamento do “Conecta Angola Comercial” vai permitir que os operadores de telecomunicações e provedores de serviços de internet disponham de uma ligação mais eficiente, garantindo maior fluidez e flexibilidade na expansão dos sinais para os vários pontos do território nacional, com especial enfoque para as zonas de difícil acesso.
O responsável explicou ainda que o “Conecta Angola Comercial” servirá de suporte à implementação do “Conecta Angola Social”, uma vertente da plataforma vocacionada para o apoio à prestação de serviços sociais através da internet, contribuindo para a inclusão digital das comunidades.
A nova plataforma digital disponibiliza um conjunto de serviços que visa facilitar o acesso dos agentes do sector das telecomunicações ao satélite ANGOSAT-2, criando condições técnicas para a melhoria da cobertura e da qualidade da conectividade em todo o país.


