A jurista angolana, Elsa Bárber, foi reeleita presidente da Assembleia-Geral da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ), durante o XXV Congresso da organização, realizado no passado sábado.
Natural de Luanda, Elsa Bárber é licenciada em Direito pela Universidade Agostinho Neto e possui uma pós-graduação em Direito e Gestão de Empresas pela Angola Business School, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou funções de relevo, como directora-geral do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, directora do Gabinete de Literacia Financeira da Comissão do Mercado de Capitais e secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
A FIFCJ, fundada em 1928, em Paris, é uma rede internacional que congrega mulheres juristas, advogadas, juízas, procuradoras e académicas com o objectivo de reforçar a solidariedade entre si, promover os direitos humanos, combater a discriminação baseada no género e incentivar o protagonismo feminino na construção do Estado de direito.
Com presença em mais de 70 países, a Federação possui estatuto consultivo junto das Nações Unidas, do Conselho da Europa e da Organização dos Estados Americanos, sendo uma voz activa nos debates internacionais sobre igualdade e justiça.
A reeleição da jurista Elsa Bárber reafirma o papel de Angola no panorama jurídico internacional e evidencia a importância de líderes comprometidas com a transformação social através do Direito. Mais do que um novo mandato, este feito simboliza a continuidade de uma missão: garantir que a justiça seja, cada vez mais, inclusiva, igualitária e representativa.
Fonte: Feito por Elas