A Inteligência Artificial (IA) está a transformar o sector bancário em África, ao trazer novas oportunidades de emprego e melhorar a eficiência nos serviços financeiros.
De acordo com Vítor Rodrigues, CEO da Innovation Makers, oito bancos africanos já utilizam a IA para a selecção de clientes, concessão de créditos e direcção de políticas adequadas para cada cliente, o que inclui a avaliação para atribuição de créditos e a personalização de ofertas.
A IA também está a ser utilizada para identificar documentos, abrir contas, realizar depósitos, atender clientes e autenticar transacções, cumprindo com as regras de IAC (Identificação, Autenticação e Controle). Além disso, as máquinas com IA conseguem identificar operações fora do normal e emitir alertas de risco para os bancos.
Em entrevista à Imprensa, Vítor Rodrigues destacou que, apesar das preocupações sobre a substituição de postos de trabalho pela IA, as estatísticas mostram que a IA pode, na verdade, dobrar o número de empregos disponíveis. “As pessoas precisam é de estar preparadas com formações académicas e profissionais para enfrentar os novos desafios que a IA traz,” afirmou.
Rodrigues citou exemplos de bancos como o KCB Group do Quénia, Diamond Bank da Nigéria, Baobab do Senegal, Nedbank e Absa Bank da África do Sul, além do Ecobank, Standard Bank e M-Pesa, que utilizam a IA para melhorar e dinamizar os serviços. Além disso, mais de 250 milhões de pessoas acessam ferramentas de IA, como o ChatGPT, semanalmente.
A Innovation Makers, presente em Angola há mais de dez anos, lançou recentemente um projecto de novas máquinas com IA para reconhecimento de documentos, abertura de contas, atendimento, depósitos e autenticação. Actualmente, há 150 dessas máquinas em operação nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla, Malanje e Namibe.
“A IA vai impactar positiva e negativamente a vida das pessoas, ao trazer desafios e riscos, mas as vantagens superam as desvantagens,” disse Rodrigues, que enfatizou a importância de ver a IA como um desafio a ser superado, em vez de uma barreira, destacando que esta tecnologia oferece inúmeras vantagens para a sociedade.
Este avanço tecnológico não só melhora a segurança e eficiência nos serviços bancários, mas também abre novas oportunidades de emprego, preparando as comunidades africanas para um futuro digital.