No Jantar de Gala e Entrega de Prémios da AOG deste ano – realizado durante o 50º aniversário da independência de Angola, a organização do evento reconheceu os projectos, empresas e líderes que impulsionam o progresso em petróleo, gás e infra-estruturas no país.
Prémio Carreira: José Maria de Vasconcelos – O ministro dos Petróleos mais antigo de Angola foi homenageado pelo seu papel central na diplomacia petrolífera do país e nas reformas sectoriais, consolidando a reputação do país como um dos principais produtores.
Prémio Trajectória: Joaquim David
Ex-Ministro dos Petróleos reconhecido pela sua liderança estratégica e contribuições para a construção das fortes bases regulatórias e operacionais de Angola.
Game Changer do Ano: Desenvolvimento Integrado do Hub Oeste da Agogo
O projecto Agogo da Azule Energy – apresentando o primeiro FPSO do mundo com captura e armazenamento de carbono – estabelece uma referência global em desenvolvimento offshore sustentável.
Explorador do Ano: Block 1/14 Partners
A Azule Energy, Equinor, Sonangol E.P. e ACREP E&P Angolan Company premiadas pela descoberta de gás no poço Gajajeira-01, destacando o potencial de gás não associado de Angola.
Empresa Local do Ano: O Grupo Opaia & SONAGAS
Reconhecida pelo Complexo de Fertilizantes do Soyo, no valor de US$ 2,2 bilhões, produzindo 1,2 milhão de toneladas anualmente, ao mesmo tempo em que gera empregos e crescimento agrícola.
Iniciativa de RSC do Ano: Sonangol
Homenageada por programas de investimento social, incluindo o SonaJovem, apoiando startups e promovendo educação, saúde e desenvolvimento comunitário.
Empresa Nacional de Serviços do Ano: KAESO Energy Services
Premiada pela excelência técnica em serviços upstream, posicionando-se como um parceiro nacional de confiança.
Downstream do Ano: COR – Cabinda Oil Refinery Reconhecida pelo avanço da capacidade de refino e segurança energética com arranque da sua primeira fase no dia 1º de setembro.


