O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) voltou a brilhar na Feira Internacional de Luanda (FILDA), ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado Leão de Ouro, na categoria de melhor Serviço Financeiro.
A distinção foi atribuída este sábado, durante a Gala de Premiação da 40ª edição da feira, que decorreu sob o lema “50 anos, Consolidando a Independência Económica e a Integração de Angola no Mundo”, numa cerimónia em que o FGC foi representado pelo Administrador para a Área de Negócio, Eduardo Mohamed.
Em 2024, o FGC já havia arrecadado o troféu na mesma categoria e, este ano, reafirmou a sua excelência institucional ao superar concorrentes como a Lucrum Trust, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).
Na Gala, o FGC que era representado ainda pelo Assessor do Conselho de Administração João Pascoal, por directores e chefes de departamento, recebeu o troféu (Leão de Ouro), acompanhado de uma medalha e um certificado de reconhecimento.
Além do FGC, a gala distinguiu várias entidades em diferentes categorias, incluindo Imprensa, Serviços de Utilidade Pública, Empresas Públicas, Comércio e Serviços, Alimentação e Bebidas, Construção Civil e Obras Públicas. A Sonangol foi consagrada como o Grande Vencedor do certame.
A FILDA também premiou áreas como Participação Internacional, Seguros e Produtos Inovadores, com a entrega de Leões de Ouro e menções de honra a diversas instituições públicas e privadas, cuja actuação contribuiu significativamente para o êxito desta 40ª edição da feira.
A 40.ª edição da FILDA decorre na Zona Económica Especial (ZEE), província do Icolo e Bengo, num ambiente marcado pelo simbolismo dos 50 anos da Independência Nacional e pela reafirmação do compromisso com uma economia mais aberta, produtiva e inclusiva, sendo já considerada a mais concorda de todas as outras realizações.
Com mais de dois mil participações directas e indirectas e 18 países, a FILDA 2025 decorre até este sábado, dia 27 de Julho, com fóruns temáticos, rodadas de negócios e exposições de produtos e serviços que revelam o potencial transformador da economia angolana.