O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) assinou, esta quinta-feira, em Luanda, o primeiro contrato no âmbito do Crédito Transforma Aqui, num acto orientado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, que contou com a presença de membros da equipa Económica do Executivo.
O contrato foi celebrado com a empresa JF Fonseca e prevê a instalação de uma fábrica de polpas de frutas no Pólo Industrial da Catumbela, destinada à transformação de manga, maracujá e ananás, reforçando a cadeia de valor da produção agrícola nacional.
Em declarações à imprensa, a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, destacou que o Crédito Transforma Aqui é o produto financeiro mais competitivo disponível no mercado:
“Este produto tem a melhor taxa de juro, 7%, abaixo do Aviso 10 do Banco Nacional de Angola, oferecendo condições mais favoráveis aos empresários da agro-indústria”, afirmou.
A PCA explicou que as micro-empresas podem beneficiar de financiamentos até 250 milhões Kz;
As pequenas empresas, até 400 milhões Kz;
E as médias empresas, até 800 milhões Kz.
O crédito contempla ainda 24 meses de carência de capital e juro.
Para o director-geral da JF Fonseca, Sílvio Botelho, a parceria vai contribuir para reduzir a dependência externa.
“Este contrato chega num bom momento, com vista a reduzir as importações e valorizar cada vez mais a produção nacional”, disse.