A recente reunião entre o presidente dos EUA Donald Trump e os líderes africanos, é um movimento estratégico e bem-vindo, reconhecendo a África como um verdadeiro parceiro para o comércio, investimento e crescimento de longo prazo.
O ponto de vista é do empresário israelita há muito radicado em Angola, Haim Taib.
Segundo o fundador do Grupo Mitrelli, os 2,5 bilhões de dólares em acordos e compromissos assinados na Cúpula Empresarial EUA-África em Angola transmitiram uma mensagem clara: os Estados Unidos comprometidos com o futuro de África”.
Na sua visão, o continente africano é o que mais cresce e espera-se que seja o lar de mais de 25% da população global até 2050.
“Mas esse crescimento deve ser acompanhado por infra-estruturas, energia e oportunidades. O que África precisa hoje são parcerias fortes e investimentos ousados”, ressaltou.
Taib olha para o Corredor do Lobito como um símbolo poderoso dessa nova administração, uma oportunidade para aumentar a conectividade regional, desbloquear rotas comerciais e trazer prosperidade a milhões.
“Os EUA já estão investindo neste projecto transformador – outro sinal claro de seu compromisso de longo prazo. Agradeço profundamente à liderança americana por dar esse passo sem precedentes, optando por fazer parceria com uma África colaborativa e voltada para o futuro. Esse tipo de liderança capacita um continente e ajuda a fazer o mundo avançar”, salientou.
Para o empresário, “ é a hora de transformar a visão em realidade e forjar alianças económicas que criem um impacto duradouro, para a África e para todos nós”, concluiu.