Antiga participante do Programa Yali Mandela Washington Fellowship, Nair de Sousa é empreendedora na área de Agropecuária e Pescas e Consultora para projectos que envolvem a implementação de tecnologias em sectores-chave.
Actualmente, Nair desempenha funções de Directora de Sustentabilidade Energética na African Circular Business Alliance, empresa que ela fundou em 2022, após concluir o Programa.
O entusiasmo genuíno de Nair pelo avanço do sector energético – a nível global- posicionou-a como uma das 100 mulheres mais influentes de Angola e em 2025 foi incluída na lista das 50 mulheres líderes panafricanas no sector energético, elevando o poder dos programas de intercâmbio financiados pelo Departamento de Estado Americano.
Com uma licenciatura em Geologia, uma pós-graduação em Métodos de Pesquisa em Geociências e um mestrado em Avaliação e Gestão de Reservatórios, Nair reforçou recentemente as suas competências em Gestão de Riscos Financeiros e Sustentabilidade e Riscos Climáticos para implementar de forma mais eficiente soluções mais inteligentes para uma economia sustentável com emissões líquidas zero em África.
Nair acredita que a construção de Mercados Circulares e infraestrutura valiosos na África, especialmente no sector de hidrogênio e carbono, é um passo crucial que governos e empresas africanas devem adoptar para fornecer soluções sustentáveis e financiáveis para problemas actuais como subdesenvolvimento, pobreza energética e dependência energética.
Nair é membro da Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET) e membro do Centro Africano de Hidrogênio (AHH),.
Tem se dedicado a ” Transformar a África que Queremos” , impactando e apoiando governos e empresas para transformar a vida das pessoas em comunidades africanas e no mundo.


