A companhia aérea Emirates vai transferir, a partir de 1 de Novembro, todos os seus voos internacionais para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
Com esta decisão, a Emirates torna-se a segunda companhia aérea a operar integralmente no novo aeroporto, após a TAAG ter realizado, no passado dia 19 de Outubro, o voo inaugural entre Lisboa e Bom Jesus (Icolo e Bengo).
As companhias aéreas internacionais tinham até 30 de Setembro para concluir a transferência total das suas operações para o novo aeroporto. No entanto, o prazo não foi cumprido, uma vez que várias transportadoras alegaram falta de condições logísticas para a mudança imediata, conforme exigido pelo Ministério dos Transportes.
O processo de transferência das restantes companhias internacionais que operam em Luanda será gradual, sendo ajustado de acordo com as necessidades e a capacidade operacional de cada uma.
Num comunicado divulgado esta semana, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou que dez companhias aéreas internacionais continuam a operar em Angola, número que, segundo a entidade, se mantém estável.
“A ANAC reafirma o seu compromisso com a transparência, estabilidade e rigor regulatório do sector. Reitera ainda que continuará a partilhar informação pública de forma responsável e transparente, em defesa do interesse nacional e do bom nome das instituições”, lê-se na nota oficial.


