Na última década, os Emirados Árabes Unidos tornaram -se o quarto maior investidor estrangeiro em África, atrás da China, da União Europeia e dos Estados Unidos.
Essa ascensão dos Emirados Árabes Unidos no continente africano, coincide com a ascensão de Mohammed bin Zayed Al Nahyan, mais conhecido como MBZ, que substituiu o seu meio-irmão Khalifa, que sofreu um derrame, como presidente dos Emirados Árabes Unidos em 2014 e o sucedeu oficialmente em 2022, tornando-se também emir de Abu Dhabi.
A crescente presença financeira dos Emirados Árabes Unidos em África os torna um parceiro cada vez mais importante para suas ambições económicas – e políticas.
Segundo apurado, o Investimento Estrangeiro do Golfo para a África disparou. Os Emirados Árabes Unidos lideram a investida, com negócios abrangendo hidrogênio verde, transporte, logística e imóveis.
Geograficamente, os fluxos financeiros dos Emirados Árabes Unidos espalharam-se da sua base na costa da África Oriental para a Nigéria , África do Sul e Angola.