A juíza conselheira Efigénia Clemente assumiu a presidência interina do Tribunal Supremo de Angola, em substituição de Joel Leonardo, que apresentou a sua renúncia aos cargos, alegando motivos de saúde.
Segundo avança à Forbes África Lusófona, Efigénia Clemente desempenhava a função de vice-presidente do Tribunal Supremo.
Além das actuais funções de presidente Interina do Tribunal Supremo, a Juíza conselheira preside igualmente à Câmara do Cível, Administrativo, Fiscal e Aduaneiro do Tribunal Supremo.
No plano académico, é Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído com êxito a parte lectiva.
É também Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais (2008-2011), formação concluída com a classificação de “Bom com distinção” pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em colaboração com a Universidade de Coimbra.
Recorde-se que Joel Leonardo foi nomeado para o cargo em 29 de Outubro de 2019, como substituto de Rui Ferreira, após um processo eleitoral interno que o posicionou em segundo lugar, algo considerado atípico para uma designação desse nível.
Forbes África Lusófona