Elisa de Anda Madrazo, do México, iniciou o seu mandato de dois anos como presidente do Grupo de Acção Financeira (GAFI) no dia 1º de julho de 2024, sucedendo Raja Kumar, de Singapura.
De Anda tem mais de uma década de experiência em cargos de liderança no sector de combate à lavagem de dinheiro (AML) e ao financiamento ao terrorismo (CFT).
Dentro do GAFI, esteve amplamente envolvida em trabalhos substantivos e ocupou a maioria dos cargos de liderança, o que lhe concede um profundo conhecimento do GAFI.
Até junho de 2023, ocupou o cargo de Vice-Presidente por três anos. Anteriormente, actuou como chefe da delegação mexicana e coliderou os esforços do México para a sua Avaliação Mútua em 2016-2017.
Também foi Co-presidente da Rede Global e Grupo de Coordenação, que supervisiona a colaboração com e dentro dos nove Órgãos Regionais no Estilo do GAFI, bem como com os observadores do GAFI.
Além disso, foi membro do Grupo Director e presidiu o Grupo de Contacto sobre o Processo de Adesão da Malásia.
Foi igualmente Directora-Geral no Ministério das Finanças e Crédito Público do México.
Durante a vigência do seu trabalho no Ministério das Finanças do México, foi Consultora Sénior para dois Ministros das Finanças, proporcionando-lhe envolvimento contínuo em compromissos e tópicos de alto nível.
Também teve passagens pela Unidade de Inteligência Financeira, incluindo uma função como Adida Chefe na Embaixada Mexicana em Washington, DC.
Antes de se juntar ao governo mexicano, trabalhou para o sector privado como associada em um escritório de advocacia por mais de seis anos.
É licenciada em direito pela Universidad Iberoamericana na Cidade do México e tem um mestrado em direito pela Harvard Law School e um mestrado em administração pública (MPA, 2015) pela Harvard Kennedy School of Government.