A Coca-Cola mantém-se como líder indiscutível entre as marcas de bebida mais valiosas do mundo, segundo o relatório da Brand Finance “Food & Drink 2024”.
Com um valor de marca superior a 35 mi milhões de dólares – um aumento de 5% face ao ano anterior -, a Coca-Cola continua a ser a marca de bebidas n\ao alcoólicas mais forte, sendo a única com classificação de força de marca AAA+ neste ranking.
O Top 3 é composto pela Pepsi, cujo valor de marca supera em 2024 os 20 mil milhões de dólares, e a Red Bull, que alcança os 8 mil milhões de dólares.
“O setor das bebidas não alcoólicas está a registar um crescimento sem precedentes, impulsionado por uma confluência de factores, incluindo a sensibilização para a saúde, a alteração das preferências dos consumidores e o desejo de experiências de sabor inovadoras e excitantes. À medida que os consumidores continuam a procurar bebidas funcionais, práticas sustentáveis e perfis de sabor únicos, o setor está preparado para uma era de expansão”, afirma Savio D’Souza, Valuation Diretor da Brand Finance, em declarações citadas pelo Marketing Directo.
Ainda sobre este ranking, destaque para a subida da Nongfu Spring até ao quarto posto. A marca registou o maior crescimento em termo de valor de marca – 102% -, alcançando os 8 mil e 300 milhões de dólares. Em 2023 tinha conquistado o nono lugar e em apenas um ano conseguiu entrar no Top 5.
Monster, Gatorade, Dr Pepper, Sprite, Nescafé e Nespresso são as restantes marcas que ocupam o Top 10 da lista elaborada pela Brand Finance.