O Banco de Fomento Angola (BFA) prepara-se para entrar oficialmente na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), numa cerimónia marcada pelo tradicional “Ring the Bell”, esta quarta-feira.
A Oferta Pública de Venda (OPV) colocou no mercado 29,75% das ações, resultantes de participações do Estado angolano e do BPI, operação que deverá gerar mais de 100 milhões de euros.
Com a listagem do BFA, a BODIVA passa a integrar três bancos — BAI, Caixa Angola e BFA — e uma seguradora, a ENSA, consolidando um marco histórico no desenvolvimento do mercado de capitais em Angola.
Em nota enviada à Líder, o BFA diz que este momento representa um marco histórico para o BFA e para o sector financeiro nacional,
reforçando o compromisso da instituição com a transparência, inovação e a criação de valor no
mercado de capitais angolano.
A Oferta Pública de Venda (OPV) do BFA, enquadra-se também no Programa de Privatizações do Governo de Angola (PROPRIV) e
constitui um passo decisivo para a democratização do acesso ao mercado de capitais,
promovendo maior transparência, eficiência e competitividade no sector financeiro.
Com uma trajectória de 32 anos, mais de 3 milhões de Clientes, 2.568 Colaboradores e uma rede de 192 Balcões distribuídos por todos os municípios, o BFA afirma-se como um agente essencial no progresso económico e social de Angola.