A Azule Energy fez uma nova descoberta de gás natural no Bloco 1/14, localizado na Bacia do Baixo Congo offshore Angola.
Embora a companhia e as autoridades angolanas não tenham ainda formalmente anunciado a descoberta, fontes da PetroAngola garantem que a campanha de exploração do Bloco 1/14 iniciada no 1º trimestre de 2025 está a ser bem sucedida.
A descoberta foi realizada através do poço Gajajeira 1, que confirmou a presença de reservas consideráveis de gás natural na primeira camada atravessada, sendo que os trabalhos de perfuração deverão continuar por conta dos indicadores positivos que apontam para outras concentrações de gás abaixo dos 3600 metros.
A campanha de perfuração do Bloco 1/14 offshore Angola está a ser realizada pela plataforma jackup Valaris 144, pertencente à gigante de perfuração offshore Valaris Limited, num contrato global que ascende os $65 milhões.
O Bloco 1/14 encontra-se localizado a 16km do Novo Consórcio de Gás, também liderado pela Azule Energy, sendo que esta potencial descoberta de gás irá optimizar o projecto e garantir uma maior expansão da indústria de gás natural angolana.
A Azule Energy é a operadora do Bloco 1/14, com interesse participativo de (35%), ladeada da Equinor (30%), Sonangol Pesquisa & Produção (25%) e da ACREP com os restantes (10%).
Fonte: PetroAngola