A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies e os parceiros do Grupo Empreiteiro do Bloco 17 Equinor, ExxonMobil, Azule Energy e Sonangol inauguraram ontem, em Luanda, o FabLab KUBANGA Angola.
Um laboratório científico de alta tecnologia e de apoio ao empreendedorismo, instalado na Universidade Óscar Ribas.
O projecto resulta de uma parceria entre a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), o estúdio internacional de inovação Schoolab, a EM Lyon Business School e a própria Universidade Óscar Ribas.
Integrado numa rede internacional de laboratórios FABLAB, liderada pela Universidade MIT de Boston, o FabLab KUBANGA Angola vai beneficiar anualmente mais de 750 jovens angolanos, entre estudantes universitários, investigadores e empreendedores.
O objectivo do laboratório é fortalecer o ecossistema nacional de empreendedorismo e inovação, promovendo a inclusão e o acesso a tecnologias avançadas de fabricação, como impressão 3D, maquinaria de corte a laser e prototipagem.
Durante a inauguração, a secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Almeida, destacou que a ciência, a tecnologia e a inovação são “vitais para a promoção de mudanças estruturais na diversificação económica, no crescimento da produtividade, na criação de empregos e no aumento da competitividade”.


