A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e os seus parceiros iniciaram, na semana passada, a produção de petróleo e gás no projecto N’dola Sul, localizado no Bloco 0, na província de Cabinda, com uma previsão de produção máxima diária de cerca de 25 mil barris de petróleo.
De acordo com um comunicado da concessionária nacional, o projecto conta com 12 poços e prevê ainda uma produção diária de aproximadamente 50 milhões de pés cúbicos de gás.
O projecto foi desenvolvido pela ANPG em parceria com a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron em Angola e operadora do Bloco 0, bem como com os restantes parceiros do grupo empreiteiro: Sonangol E.P., TotalEnergies e Azule Energy.
Segundo a nota, o registo do “primeiro óleo” simboliza o arranque oficial da produção, O petróleo produzido será encaminhado para o Terminal de Malongo, em Cabinda, enquanto o gás associado será enviado para a fábrica Angola LNG, contribuindo para o reforço da infraestrutura energética nacional.
Uma parte significativa da estrutura metálica do projecto N’dola Sul foi fabricada nas províncias do Cuanza Sul e de Cabinda, evidenciando o contributo da produção nacional na execução da iniciativa.
O projecto inclui ainda um oleoduto de produção com 15 quilómetros de extensão, que liga a plataforma à instalação do complexo Mafumeira.
Esta infraestrutura corresponde a uma extensão do convés da Plataforma de Produção e Processamento de Mafumeira, responsável por receber a produção de N’dola Sul e canalizá-la através do seu sistema de processamento.


