A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Teresa da Silva Neto, representou Angola na 68.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que decorre de 12 a 14 de Março, em Nova Iorque, sob o lema “Parlamentos Sensíveis ao Género: Promover a Igualdade de Género para pôr fim à pobreza”.
De acordo com o programa, a deputada foi oradora do segmento especial “Orçamento sensível ao género: um instrumento para a redução da pobreza”, onde falou sobre o exemplo de Angola e seus esforços para identificar, catalogar e adaptar boas práticas na massificação do género nos planos de desenvolvimento nacional e processos de orçamentação.
O certame visou trazer uma perspectiva parlamentar para os debates da sessão, mostrando o envolvimento parlamentar na formulação de leis, políticas e orçamentos que abordam especificamente a pobreza sob a perspectiva do género e garantindo que o financiamento público gera empoderamento de jovens e mulheres.
O evento lançou observações práticas não apenas no que diz respeito à redução da pobreza como à tributação, ao acesso ao crédito e aos recursos para as mulheres, sublinhando ainda a necessidade de existirem parlamentos mais sensíveis ao género e promotores de ambientes legislativos que abordem e rectifiquem as disparidades de género de modo proactivo.
O programa incluiu ainda abordagens sobre “Igualdade de participação e liderança para um mundo mais pacífico”, e “Mulheres e jovens no empoderamento da democracia. Promovendo a participação política e a tomada de decisões das mulheres por meio da mudança de normas sociais, networking e defesa global”.