O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão Francisco Correia de Almeida, discursou, em representação do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, na sessão de líderes do Fórum de Alto Nível sobre Parcerias Multissectoriais, momento de maior relevância do 2º Fórum Indonésia-África que decorre em Bali, Indonésia, de 1 a 3 de Setembro de 2024 .
A sessão de líderes do Fórum contou, de igual modo, com as intervenções do Presidente da Indonésia , Joko Widodo, sequenciada por discursos dos Chefes de Estado do Gana , Nana Akufo-Addo, da Libéria, Joseph N. Boakai, do Ruanda , Paul Kagame e da República Unida da Tanzânia , Hussein Ali Mwinyi. Destacam-se ainda os discursos do Vice-Presidente do Zimbabué bem como dos Primeiros-Ministros de Eswatini e de Timor Leste.
A participação de Angola no 2º Fórum Indonésia-África reforça o compromisso de fortalecer as relações com as nações africanas e com a Indonésia, promovendo uma cooperação inclusiva e sustentável. Esse aspecto mereceu destaque na intervenção do Ministro de Estado, cuja abordagem considerou a importância de uma cooperação sul-sul reforçada e adaptada aos desafios do século XXI, com a visão de transformar o continente africano “num centro de produção de bens acabados, rompendo com o modelo de mero exportador de matérias-primas” .
Angola, referiu o governante angolano, está focada na diversificação económica, no desenvolvimento sustentável e na atracção de investimento estrangeiro, sendo, para o efeito, “importante apostar em infra-estruturas modernas como espinha dorsal para o desenvolvimento inclusivo e contínuo”.
O 2º Fórum Indonésia-África reúne líderes e mais de mil delegados de vários páiss africanos e constitui uma plataforma essencial para discussões profícuas ao redor do fortalecimento das parcerias económicas e diplomáticas. À margem do encontro, o Chefe da Casa Civil do Presidente da República manteve reuniões com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, e com os responsáveis das empresas Pertamina, do sector petrolífero, e da Kimiafarma, gigante local do ramo farmacéutico.
Chefiada pelo Ministro de Estado, a delegação do Executivo angolano incluiu o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Indonésia, Florêncio da Conceição e Almeida, o Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu, quadros da Casa Civil do Presidente da República, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Saúde.